COMO GERAR UM ATENDIMENTO ACESSÍVEL?

Que precisamos ser inclusivos dentro da corporação com os colaboradores, você já sabe, mas e quanto aos clientes? 

 
Gerar um atendimento acessível e inclusivo para todos os públicos é importante para que eles se sintam verdadeiramente confortáveis. 

Dicas para o bom atendimento a pessoas com deficiência 

As pessoas com deficiência, devem ser consultadas sobre a melhor maneira de serem atendidas, assim você evita, possíveis constrangimentos com seus clientes. Mantenha a pessoa sempre confortável e em segurança, fique sempre por perto e nunca a deixe sozinha. Conheça mais algumas dicas para atender bem pessoas com deficiências. 

Pessoa surdocega 

  • Deixe a pessoa surdocega apoiar-se em seu antebraço ao andar. 
  • Alerte sempre que houver portas, escadas ou veículos. 
  • Tente ser bem claro na sua forma de se comunicar, combine com ela um sinal para ser identificada. 

Pessoa com deficiência visual 

  • Faça com que ela perceba a sua presença e identifique-se. 
  • Objetividade ao explicar direções. 
  • Ao acompanhar dê-lhe o braço ou ombro e sempre caminhe na frente da pessoa. 
  • Avise-a dos possíveis obstáculos. 
  • Em casos de restaurantes, coloque o copo de um lado e a garrafa de outro. As refeições devem ser colocadas no prato em forma de relógio. 
  • Não deixe ele falando sozinho comunique-se com o tom de voz normal. 
  • Os cão-guias têm a responsabilidade de guiar seu dono, então, nunca os distraia. 
  • Fiquem atentos, os cão-guia são autorizados a entrar em qualquer lugar, com exceção de UTIs e centro de queimados. 

Pessoa com deficiência auditiva 

  • Ao desejar comunicar-se com uma pessoa surda, chame a atenção dela, por meio de sinalização com as mãos ou tocando no braço dela. 

Pessoa com deficiência física 

  • Respeite sempre seu ritmo. Essas normalmente são vagarosas no que faz, no andar, no falar e em outras situações. 
  • Você precisará de paciência, ao não entender sua fala, ouvi-la e, se não entender sua fala, peça que repita para você pausadamente. 
  • Não a trate como criança ou incapaz. 
  • Procure acompanhar o passo da pessoa. 
  • Se você achar que ela está com dificuldades, ofereça ajuda e pergunte como deve prosseguir. 
  • Mantenha as muletas ou bengalas sempre próximas à pessoa. 
  • Sempre que for falar com uma pessoa cadeirante, procure ficar de frente e no mesmo nível do seu olhar. 
  • Lembre-se, quando estiver empurrando alguém sentado em uma cadeira de rodas e parar para conversar com outra pessoa vire a cadeira de frente da conversa para que o cadeirante também possa participar da conversa também. 
  • Peça permissão para movimentar a cadeira de rodas. 

Dicas de segurança 

Em casos de emergência, pessoas com deficiência requerem os devidos cuidados. Consequentemente, funcionários de estabelecimentos comerciais, devem agir de forma correta nessas ocasiões e estarem preparados. 

  • Pessoas com deficiência devem ser informadas ao soar o alarme de emergência, principalmente os deficientes auditivos, nesse caso devem ser de forma sonoro e luminoso. 
  • Os funcionários precisam ser capacitados para em casos de emergência auxiliarem as pessoas com qualquer tipo de deficiência. 
  • Edificações devem estar dentro das recomendações da NBR 9050.

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