Que precisamos ser inclusivos dentro da corporação com os colaboradores, você já sabe, mas e quanto aos clientes?
Gerar um atendimento acessível e inclusivo para todos os públicos é importante para que eles se sintam verdadeiramente confortáveis.
Dicas para o bom atendimento a pessoas com deficiência
As pessoas com deficiência, devem ser consultadas sobre a melhor maneira de serem atendidas, assim você evita, possíveis constrangimentos com seus clientes. Mantenha a pessoa sempre confortável e em segurança, fique sempre por perto e nunca a deixe sozinha. Conheça mais algumas dicas para atender bem pessoas com deficiências.
Pessoa surdocega
- Deixe a pessoa surdocega apoiar-se em seu antebraço ao andar.
- Alerte sempre que houver portas, escadas ou veículos.
- Tente ser bem claro na sua forma de se comunicar, combine com ela um sinal para ser identificada.
Pessoa com deficiência visual
- Faça com que ela perceba a sua presença e identifique-se.
- Objetividade ao explicar direções.
- Ao acompanhar dê-lhe o braço ou ombro e sempre caminhe na frente da pessoa.
- Avise-a dos possíveis obstáculos.
- Em casos de restaurantes, coloque o copo de um lado e a garrafa de outro. As refeições devem ser colocadas no prato em forma de relógio.
- Não deixe ele falando sozinho comunique-se com o tom de voz normal.
- Os cão-guias têm a responsabilidade de guiar seu dono, então, nunca os distraia.
- Fiquem atentos, os cão-guia são autorizados a entrar em qualquer lugar, com exceção de UTIs e centro de queimados.
Pessoa com deficiência auditiva
- Ao desejar comunicar-se com uma pessoa surda, chame a atenção dela, por meio de sinalização com as mãos ou tocando no braço dela.
Pessoa com deficiência física
- Respeite sempre seu ritmo. Essas normalmente são vagarosas no que faz, no andar, no falar e em outras situações.
- Você precisará de paciência, ao não entender sua fala, ouvi-la e, se não entender sua fala, peça que repita para você pausadamente.
- Não a trate como criança ou incapaz.
- Procure acompanhar o passo da pessoa.
- Se você achar que ela está com dificuldades, ofereça ajuda e pergunte como deve prosseguir.
- Mantenha as muletas ou bengalas sempre próximas à pessoa.
- Sempre que for falar com uma pessoa cadeirante, procure ficar de frente e no mesmo nível do seu olhar.
- Lembre-se, quando estiver empurrando alguém sentado em uma cadeira de rodas e parar para conversar com outra pessoa vire a cadeira de frente da conversa para que o cadeirante também possa participar da conversa também.
- Peça permissão para movimentar a cadeira de rodas.
Dicas de segurança
Em casos de emergência, pessoas com deficiência requerem os devidos cuidados. Consequentemente, funcionários de estabelecimentos comerciais, devem agir de forma correta nessas ocasiões e estarem preparados.
- Pessoas com deficiência devem ser informadas ao soar o alarme de emergência, principalmente os deficientes auditivos, nesse caso devem ser de forma sonoro e luminoso.
- Os funcionários precisam ser capacitados para em casos de emergência auxiliarem as pessoas com qualquer tipo de deficiência.
- Edificações devem estar dentro das recomendações da NBR 9050.