TIPOS DE DEFICIÊNCIA E SUAS CARACTERÍSTICAS 

DEFICIÊNCIA AUDITIVA: Esse tipo de deficiência se caracteriza pela perda parcial ou total da capacidade de detectar sons. Podendo ser causada por má formação (causa genética) até uma lesão na orelha. A forma de comunicação mais apropriada para se usar com pessoas deficientes auditivas é a linguagem de sinais, mas alguns casos não são tão profundos, o que torna a comunicação auditiva uma boa escolha também.

DEFICIÊNCIA FÍSICA: A deficiência física se trata de diferentes condições motoras que acometem as pessoas comprometendo a mobilidade, a coordenação motora geral, em consequência de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas, ou más formações congênitas ou adquiridas. Cerca de 1,3% da população brasileira possui algum tipo de deficiência física, ou seja, são quase 2,8 milhões de pessoas.

DEFICIÊNCIA VISUAL: É o comprometimento parcial (de 40% a 60%) ou total da visão. É hoje a deficiência mais comum no Brasil, sendo que cerca de 6,5 milhões de brasileiros possuem algum tipo de falta visual. Distúrbios como a miopia e o astigmatismo NÃO são considerados deficiências visuais, por terem a possibilidade de correção por cirurgias ou lentes.

DEFICIÊNCIA PSICOSSOCIAL: A deficiência psicossocial é originada de transtornos mentais graves e incuráveis, no qual a pessoa se encontra em um estágio crônico. Os principais transtornos e distúrbios que podem levar a essa deficiência são: transtorno do espectro autista (TEA), esquizofrenia, transtorno de ansiedade generalizado (TAG), transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), depressão severa e epilepsia.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: A deficiência intelectual é caracterizada por limitações nas habilidades mentais gerais, sendo essas habilidades frequentemente ligadas a intelectualidade, atividades que envolvem raciocínio, resolução de problemas, entre outros.

DEFICIÊNCIA DA FALA: É o termo utilizado para definir o impedimento ou a dificuldade de comunicação através da fala, caracterizada pela ocorrência de omissões, trocas ou distorções dos sons que compõem as palavras.

DEFICIÊNCIA MULTIPLA: É a associação, na mesma pessoa, de duas ou mais deficiências primárias (visual/ auditiva/ física/intelectual/ psicossocial), com comprometimentos que acarretam atrasos no desenvolvimento global e na capacidade de adaptação.

Deixar uma resposta

Skip to content