Como deixar meu perfil acessível?

4 FORMAS DE TORNAR SEU PERFIL MAIS ACESSÍVEL 

Adotar atitudes e posicionamentos que incluem a todos tem sido uma preocupação cada vez maior de líderes e gestores de empresas. 

Motivos não faltam para que a inclusão seja aplicada ao seu negócio. Mas, a pergunta que fica é: como tornar a inclusão e a acessibilidade parte do meu dia a dia? 

Você pode começar por suas redes sociais! Sendo pessoal ou profissional, seja para vender ou mesmo criar conteúdo, ter postagens mais acessíveis irá contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente digital. 

Você pode começar: 

1. Utilize a hashtag “Pra Todos Verem” 

A #PraTodosVerem se trata de um movimento social que visa proporcionar acessibilidade com foco inicial nas pessoas com deficiências visuais, mas estendendo-se às demais deficiências. 

Como fazer: classifique o tipo da imagem (fotografia, tirinha, ilustração e etc.). Descreva a imagem seguindo esta ordem: da esquerda para a direita e, posteriormente, de cima para baixo. Informe cores, tonalidades e descreva os elementos em uma sequência lógica. 

2. Legende seus vídeos

Pessoas com deficiência auditiva consomem bastante conteúdo no Instagram e as legendas são uma necessidade. Se os seus stories estiverem legendados, você contribui para a inclusão e acessibilidade, permitindo que seu conteúdo seja visto por pessoas diversas. 

A inclusão e acessibilidade precisa ser pensada e facilitada por todos, mesmo que a plataforma ainda não forneça esse recurso nativo e automaticamente. 

3. Use cores que se contrastam 

Quando se fala de acessibilidade, é importante sempre se lembrar de aplicar isso também as artes utilizadas em suas redes sociais. 

Pessoas com deficiência visual podem encontrar dificuldade em consumir seu conteúdo se você não souber utilizar bem as cores, fontes e ícones disponíveis. 

Para saber quais cores melhor se contrastam você pode acessar esta ferramenta 
 

4. Escreva textos mais simples 

Para garantir o entendimento de todos que acessam seu conteúdo, é fundamental trabalhar em uma escrita mais leve e simples. 

Organizar a estrutura e o fluxo de informações em texto impactam diretamente as pessoas com deficiência visual que dependem de leitores de tela e pessoas com deficiência intelectual. 

Lembre-se:

Acessibilidade digital significa que pessoas com deficiência podem usar a internet sem impedimentos. Mais especificamente, a acessibilidade digital significa que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir. 

Deixar uma resposta

Skip to content