VIÉSES INCONSCIENTES: o que são, exemplos e como combatê-los

Vieses inconscientes são preconceitos, estereótipos ou pensamentos tendenciosos sobre determinado tema ou grupo social, que induzem a decisões tendenciosas e comportamentos prejudiciais.

Em alguma medida, todos nós tomamos decisões equivocadas por causa de vieses inconscientes, que são como rótulos e preconceitos que nos levam a julgar pessoas ou situações de modo automático e míope. 

Em certos momentos, o viés pode ser positivo e necessário para a nossa sobrevivência, como a prática de não dar carona para uma pessoa estranha na estrada. O problema existe quando esse julgamento nos leva a agir de maneira seletiva em relação a determinadas pessoas, grupos e/ou ideias.

Os 5 tipos mais comuns de vieses inconscientes

No Brasil, uma das principais pesquisadoras sobre o tema é a professora Regina Madalozzo, do Insper, que aponta cinco tipos de vieses inconscientes: 

Viés de afinidade – é a tendência de avaliarmos melhor quem se parece conosco fisicamente ou tem a mesma história de vida. 

Viés de percepção – quando reforçamos estereótipos oriundos da sociedade na qual estamos inseridos. Como o conceito equivocado de que homens não choram ou pessoas obesas são preguiçosas. 

Viés confirmatório – sempre que procuramos informações que ratifiquem as nossas hipóteses iniciais e rejeitamos aquelas que são contrárias. A pessoa, portanto, só escuta os argumentos de quem apoia o ponto de vista dela. 

Efeito halo – tendência a superestimarmos alguém por causa de uma virtude ou característica que julgamos positiva e essa pessoa apresenta logo de cara. Ignorando tudo mais que deveria ser levado em conta. 

Pensamento grupal – todos os membros do grupo acabam pensando igualzinho porque a pressão coletiva de manter a coesão máxima desencoraja qualquer opinião contrária. 

Entretanto, esses são apenas alguns dos mais de 170 tipos de vieses que já foram catalogados por estudiosos da área. Por isso, é sempre importante ter uma postura vigilante quanto ao comportamento, para saber se estamos avaliando coisas (ou pessoas) com critério ou no piloto automático. 

Faça uma auto avaliação

Não existe uma forma de eliminarmos por completo o viés inconsciente das nossas decisões. No entanto, é possível minimizar seus efeitos por meio de algumas atitudes práticas. 

  1. Não tenha vergonha de reconhecer que você possui alguns preconceitos. Todos temos. 
  2. Identifique quais vieses são os mais predominantes em sua vida. 
  3. Peça que outras pessoas o corrijam nos momentos em que você se mostrar preconceituoso. 
  4. Suspenda o julgamento inicial, sempre que interagir com pessoas diferentes de você. Procure conhecê-las de verdade. 
Não deixe que o preconceito e o julgamento precipitado tire oportunidades de outras pessoas. 

Deixar uma resposta

Skip to content