COMO TORNAR MEU SITE MAIS ACESSÍVEL?

Tornar seu site mais inclusivo e acessível pode parecer uma tarefa difícil de início, mas é bem mais simples do que você imagina. 

Tornar seu site mais inclusivo e acessível pode parecer uma tarefa difícil de início, mas é bem mais simples do que você imagina. 

POR QUE TER UM SITE ACESSÍVEL? 

Ter um site acessível é escolher não ignorar as mais de 17 milhões de pessoas com deficiência no Brasil. É ter empatia e entender que a acessibilidade abre portas, tanto para os autores quanto para seus consumidores. 

Agora, para você que decidiu promover uma mudança de cultura e tornar seus meios de comunicação mais acessíveis, nós trouxemos algumas dicas de como deixar seu site mais acessível para pessoas com deficiência: 

INCLUA TEXTO ALTERNATIVO 

Use texto alternativo para imagens, logotipos, desenhos e outros itens. Sem o texto alternativo, os usuários do leitor de tela ouvirão apenas “imagem”. Algumas imagens incluem texto alternativo automaticamente, por isso é recomendável verificar se ele é adequado. 

VERIFIQUE SE HÁ ALTO CONTRASTE DE COR 

O alto contraste de cor facilita a leitura e a compreensão de textos e imagens. As Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0 (WCAG, na sigla em inglês) recomendam uma proporção mínima de 4,5:1 para textos grandes e 7:1 para outros textos e imagens. Por exemplo, evite usar texto cinza-claro em um plano de fundo branco. Para verificar o contraste, use o verificador de contraste WebAIM. 

USE TEXTO DE LINK INFORMATIVO 

Os leitores de tela podem detectar links, por isso links com textos informativos são úteis. A melhor opção é usar o título da página como o texto do link. Por exemplo, no link para a página do seu perfil, adicione “meu perfil” como texto do link, e não “clique aqui” ou o URL completo. 

VERIFIQUE O TAMANHO E O ALINHAMENTO DO TEXTO 

Para facilitar a leitura do site, use texto grande, alinhado à esquerda, quando possível. O texto justificado é mais difícil de ler devido ao espaço extra entre as palavras. 

USE TEXTO ALÉM DA FORMATAÇÃO 

Não conte apenas com a formatação visual para comunicar o significado. É possível que os leitores de tela não anunciem alterações na formatação, como negritos ou destaques. Por exemplo, para marcar uma seção importante do texto, adicione a palavra “Importante”. 

USE LISTAS NUMERADAS E COM MARCADORES 

O Documentos e Apresentações Google, por exemplo, detectam e formatam automaticamente algumas listas para fins de acessibilidade. Quando você inicia uma linha no documento digitando o número 1 e um ponto, a nova linha se transforma automaticamente no primeiro item de uma lista numerada. Além de facilitar o trabalho para você, torna o entendimento do texto mais assertivo. 

PARA TODOS VEREM 

#ParaTodosVerem Imagem de fundo preto com pontilhados e listras rosa e branco. No canto direto da parte de cima tem a logo da Attitude Inclusão na cor branca. Abaixo o texto: “Não complique a inclusão” na cor branca com uma faixa rosa no fundo destacando o texto. Logo abaixo a foto de duas mulheres, uma delas tem Síndrome de Down, ela tem pele branca, cabelo castanho, está usando um blazer na cor salmão, ela está sorrindo com os olhos fechados e as mãos sobre uma mesa. A outra mulher tem pele branca, cabelo ruivo, está usando uma blusa verde com um tule amarelo. Ela está sorrindo e colocando flores vermelhas e amarelas na cabeça da outra menina. Ao lado delas o texto: “#Attitude” na cor branca. 

Deixar uma resposta

Skip to content